domingo, 2 de fevereiro de 2020

Guia de linhas de pesca



Linha de pesca é uma peça valiosa entre os equipamentos dos pescadores. Existem muitos recursos na linha de pesca, e isso torna importante o sucesso da pesca. Para determinar a melhor linha de pesca a ser comprada, considere sua técnica de pesca e as condições em que pescará. Você pode combinar esses fatores com diferentes tipos, tamanhos e cores da linha de pesca. A linha de pesca é indiscutivelmente a peça de equipamento mais importante usada por todos os pescadores. Desempenha um papel fundamental: na apresentação da atração, em fisgar o peixe e no recolhimento e desembarque do peixe. No entanto, a maioria dos pescadores permanece confusa e sem conhecimento dos tipos distintos de linha disponíveis e nas propriedades especiais de cada tipo de linha de pesca. Este artigo pode ajudar a entender os prós e os contras dos diferentes produtos, para que no futuro você escolha a linha exata para as situações certas. Mais do que tudo, pode ajudar a pegar mais peixes!

Linha de pesca Monofilamento - linha de alta elasticidade.  


Em 1938, a DuPont anunciou a descoberta do nylon, um “grupo de novos super polímeros sintéticos” que poderia ser transformado em fibras têxteis mais fortes e mais elásticas que o algodão, seda, lã ou rayon. No ano seguinte, a DuPont iniciou a produção comercial da linha de pesca de monofilamento de nylon. Essa nova linha, primitiva pelos padrões de hoje, não pegou imediatamente; as linhas de pesca mais antigas, particularmente Dacron trançadas, permaneceram populares pelas próximas duas décadas. Em 1958, no entanto, a DuPont introduziu o Stren, uma linha mais fina de qualidade mais uniforme que poderia ser usada para diferentes tipos de bobinas, incluindo novos equipamentos como carretilhas e molinetes. Essa linha foi rapidamente adotada pelos pescadores e levou a um boom na popularidade da pesca esportiva porque ajudou a tornar a pesca muito mais fácil.
Até hoje, os produtos de monofilamento continuam populares, representando mais de dois terços de todas as linhas de pesca vendidas. Como o nome sugere, este é um produto de componente único. É formado através de um processo de extrusão no qual o plástico fundido é formado em um cordão através de uma matriz. Esse processo é relativamente barato, produzindo um produto menos dispendioso. O custo é o fator número um em que a linha de monofilamento é tão amplamente popular. Mesmo assim, é importante lembrar que as marcas mais baratas de monofilamento geralmente não recebem atenção, aditivos e  controle adequado de qualidade no processo de acabamento que as linhas de primeira qualidade recebem. Como resultado, eles podem não oferecer as características de resistência à tração, elasticidade, resistência à abrasão e resistência ao nó das linhas de pesca de monofilamento mais caras. Em outras palavras, você obtém o que paga! Linhas monofilamento mais baratas normalmente não apresentam desempenho tão bom quanto marcas mais caras, portanto, cuidado com a marca e o fornecedor. Se você decidir usar o monofilamento, teste várias marcas de nome e fique com as que conhece e confia.
Lembrando sempre que os pesqueiros só permitem o uso de linha monofilamento em seus lagos pois não machucam os peixes que passam pela linha.

Quais iscas você pesca no monofilamento?

1. Iscas de meia água profundas
2. Iscas popper de superficie
3. Iscas vivas
4. Iscas de meia água rasas
5. Iscas de arremesso longo para pesca de praia ou costões
6. Iscas cevadeiras e de pesca em pesqueiros em geral
7. Iscas em pesca de caniços manuais



Linha de pesca Multifilamento - linha sem elasticidade


Antes da descoberta do nylon, o Dacron trançado era a linha de pesca mais popular. Dacron possuía baixa resistência ao nó, baixa resistência à abrasão e pouco alongamento. Por isso, foi usado muito menos após a introdução dos monofilamentos de nylon superiores.
No início dos anos 90, fibras fiadas em gel e aramida, como Spectra, Kevlar e Dyneema, entraram no mercado de linhas de pesca, criando uma categoria de linhas multifilamento, estas fibras sintéticas são finas e incrivelmente resistentes (mais de 10 vezes mais forte que o aço). Os fios de fibra individuais são unidos por meio de um processo de trança intrincado e demorado para produzir linhas ultrafinas, super fortes, sensíveis e caras. Os pescadores que experimentaram as linhas multifilamento no seu início ficaram frustrados com a baixa força dos nós, as folgas, a má coloração e os equipamentos danificados. Muitas dessas desvantagens, superavam os benefícios de força, espessura menor e ultra sensibilidade, considerando o alto custo desses produtos. Os fabricantes de linhas multifilamento fizeram avanços e melhorias contínuas nas fibras da matéria-prima e no processo que as converte em linhas de pesca. A coloração, a capacidade de fundição e a força foram aprimoradas, superando algumas desvantagens iniciais.

As iscas mergulham em maiores profundidades e mais rapidamente quando usadas com linhas multifilamento. E como é menor em diâmetro, as linhas de multifilamento são menos visíveis para os peixes do que o monofilamento, e os pescadores podem enrolar mais linhas em seus carreteis. Esta é uma grande vantagem para o pescador de água salgada. As multifilamento têm pouca ou nenhuma flexibilidade, transmitindo os ataques instantaneamente para a ponta da vara, proporcionando, assim, fisgadas mais rápidas. As multifilamento também permitem lançamentos mais longos, tornando-os ideais para pescadores em terra. Alta resistência à ruptura e baixa elasticidade permitem melhor manuseio de peixes grandes. Os pescadores de água salgada usam mais as multifilamento do que os pescadores de água doce. Às vezes, a linha é usada como suporte (ou cama) para a monofilamento, permitindo que os pescadores utilizem bobinas pequenas enquanto aumentam a capacidade da linha. Muitos pescadores preferem a suavidade da multifilamento para movimentos verticais e corrico. Não encha demais as bobinas com linha multifilamento, fora das medidas indicadas no carretel. O preenchimento excessivo cria fios soltos após o lançamento e causa mais folgas e cabeleiras.
Lembrando que os pesqueiros não permitem o uso de linhas de multifilamento em seus lagos pelos danos e cortes que causam aos peixes que eventualmente podem passar e raspar nas linhas.
Normalmente as linhas de multifilamento são associadas ao uso de carretilhas pelas suas características que permitem arremessos mais fáceis e pela maior quantidade de linha armazenada pelo seu menor diâmetro. Esta não é uma regra que não permita o uso de linhas multifilamento em molinetes principalmente para pesca profunda de grandes peixes.


Cada vez é mais comum que os fabricantes utilizem a medida PE para suas linhas ao invés de libras. Para se situar multiplique a medida em PE por 10 e terá medida em libras, por exemplo PE 2 = 20 lbs, PE 3 = 30 lbs e assim por diante.

Que tipo de isca você pesca com multifilamento?

1. Iscas pesadas
2. Iscas de superfície
3. Iscas de speed jigging, slow jigging e micro jigging
4. Iscas para parcéis
5. Colheres
6. Nas carretilhas elétricas
7. Iscas de hélices
8. Iscas de meia água
9. Jig head
10. Iscas de corrico


Linha de pesca Fluorcarbono - linha de baixa elasticidade


O fluorcarbono é um polímero quase invisível na água porque é um refrator à luz. Como é inerte, resiste à deterioração causada pela luz solar, gasolina, ácido da bateria ou repelentes de insetos. O Flúor também não absorve água. Os líderes da pesca de fluorcarbono originaram-se no Japão, onde os pescadores se dedicam muito particularmente à aparência das iscas. A pesca japonesa é fortemente concorrida; iscas realistas são extremamente importantes. A maioria das linhas de fluorcarbono são invisíveis sob a água. Ultimamente, a popularidade da linha de fluorcarbono tem aumentado. Muitos usam líderes de fluorcarbono, principalmente com linhas de multifilamento em aplicações de água salgada e pesca com mosca, devido à sua baixa visibilidade. Os líderes originais do fluorcarbono eram rígidos e muito caros, mas as novas tecnologias produziram fluorcarbono mais flexível a preços mais acessíveis.
O fluorcarbono certamente oferece vantagens em situações de águas claras, onde os peixes são fortemente pressionados ou demoram a morder. Como o fluorcarbono não absorve a água, ele não enfraquece ou aumenta de elasticidade como uma linha de pesca de monofilamento. A densidade adicionada torna o fluorocarboneto muito resistente à abrasão, por isso é ideal para condições adversas e afunda mais rapidamente do que outros estilos de linhas de pesca. As iscas mergulham mais fundo e mais rapidamente. A linha de fluorocarbono se estende mais devagar e menos que o nylon, principalmente quando comparado ao nylon úmido, e é mais sensível.

As linhas de fluorcarbono, como as multifilamento, requerem atenção especial. Utilize os nós adequados para estas linhas e molhe a linha antes de apertá-la para evitar o enfraquecimento da linha. Sempre teste o nó antes de pescar, porque o nó é o ponto mais fraco da sua linha.

Os fluorcarbonos ainda são mais rígidos que o nylon, mesmo quando estão molhados. Isso requer mais atenção à linha ao arremessar. A linha mais pesada de fluorcarbono é fabricada para uso em varas pesadas, molinetes fortes e grandes iscas. As bobinas de arremesso de iscas podem exigir ajustes adicionais para o momento extra criado pelo maior peso de fluorcarbono. Ajuste os freios do carretel de acordo com o peso da linha para maximizar a distância do arremesso.
Por sua resistência a abrasão as linhas de fluorcarbono são mais utilizadas para a confecção de líderes quando se usa linhas multifilamento, quando usadas inegralmente nos carretéis, são para aplicações especiais como pesca pesada de profundidade, corricos e pesca com iscas vivas para peixes grandes. O custo das linhas de fluorcarbono é o mais elevado entre  as linhas de pesca.

Quais iscas funcionam melhor com fluorcarbono?

1. Iscas de águas profundas como jigs e shadows
2. Corricos
3. Iscas vivas para peixes de couro
4. Iscas de colher

Linhas de Kevlar para pesca – alta resistência



As linhas de Kevlar são utilizadas pricipalmente para aplicações especiais como enlaces para support hooks. Tem forte resistência à tração e à abrasão. 
Sua espessura é maior e não  é recomendada para uso em carretilhas ou molinetes. Seu custo é elevado. 
Pode ser encontrada e comprada em quantidades menores o que facilita sua aquisição.



Comentários sobre linhas de pesca


A linha de pesca não dura para sempre, é por isso que você precisa armazená-la adequadamente. O calor pode ter efeitos sobre as linhas de pesca, mas estudos mostraram que a luz parece fazer ainda mais para enfraquecer as linhas de pesca. Se possível, tente armazenar todas as suas linhas de pesca em um espaço escuro e fresco. Isso prolongará a vida útil da linha de pesca e a manterá como nova linha sempre que você for pescar.

Nenhum tipo de linha é perfeito para todas as condições de pesca. Para escolher a melhor linha, os pescadores devem considerar o tamanho e as espécies de peixes visados, o tipo e as condições da água, o tipo de equipamento utilizado e outros fatores. No entanto, hoje mais do que nunca, com os vários tipos de linhas disponíveis, é importante dedicar tempo ao estudo de cada linha e suas características para que você tenha o melhor para cada situação de pesca. Ao fazer isso, você melhorará sua taxa de captura. Afinal, pescar mais é o que todos esperamos fazer.



Tamanho da linha de pesca


Considerando o tamanho da linha de pesca é outro aspecto importante da escolha da melhor linha de pesca para comprar. Diâmetro e comprimento são os dois elementos que compreendem os tamanhos das linhas de pesca. Os fabricantes classificam o diâmetro da linha em libras, com mais libras igualando a linha mais grossa. Se você optar por peixes maiores, precisará de linhas mais grossas. Você também deve escolher o comprimento certo da linha de pesca. Pense na profundidade e na distância em que se encontra o peixe que irá pescar. Certifique-se de ter comprimento mais que suficiente para levar sua isca a essa profundidade ou distância e considere também outro tanto de linha para a corrida do peixe. Uma regra geral é deixar duas vezes mais o comprimento que vai utilizar para a profundidade ou distância, quando possível. Você também pode considerar encher o carretel de pesca com suporte (ou cama) de monofilamento. Essa parte da sua linha é barata e você pode usá-la para deixar a linha correr quando houver algum peixe arrastando.

Escolhendo uma cor de linha de pesca


Escolher a cor certa da linha é o último passo para determinar como comprar a linha de pesca. Suas opções de cores são claras, azul ou laranja fluorescente, dourado, verde musgo e cinza escuro. A linha transparente funciona bem em águas claras e limpas. A fluorescência azul ou laranja é uma boa opção se você pescar em condições ensolaradas. Você pode ver o sol refletir fora da linha acima da superfície, mas os peixes não detectam o reflexo. O ouro ajuda você a ver sua linha em condições de pouca luz. O verde musgo ou cinza escuro mascara bem sua linha se você pescar em águas escuras ou com muita vegetação.


Linhas na loja JiG pesca

Você encontra as melhores linhas de pesca em nossa loja, nos links:


Linhas Monofilamento:    https://www.jigpesca.com.br/linhas/linhas-monofilamento

Linhas Multifilamento:     https://www.jigpesca.com.br/linhas/linhas-multifilamento

Linhas Fluorcarbono:      https://www.jigpesca.com.br/linhas/leader

Todas as linhas:               https://www.jigpesca.com.br/linhas

Loja: https://jigpesca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário