quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Medida PE para linhas de pesca multifilamento

Fibras das linhas multifilamento
Quase todas as linhas de pesca multifilamento (linhas trançadas) são feitas com fibras de Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (UHMWPE). O processo de girar ou trançar os fios de fibras confere às diferentes linhas uma sensação e características únicas.
Os fabricantes de linhas de pesca estão cada vez mais usando PE, acrônimo de polietileno, em seus produtos e embalagens. No entanto, é frequentemente usado por vários motivos.

O uso mais comum do "PE" é medir o diâmetro das linhas de pesca de polietileno. Um tamanho de PE (por exemplo, PE 0.6, PE1, PE2, PE3 e assim por diante) é baseado em um sistema de numeração japonês chamado "gouw", que foi originalmente usado para medir o diâmetro do fio de seda.

Quando uma classificação de PE é aplicada às linhas de pesca, é simplesmente uma medida do diâmetro das linhas - não da tensão de quebra das linhas.

Tabela PE de linhas multifilamento

De fato, uma linha classificada como PE 5, por exemplo, pode quebrar com 30 lb, 50 lb, 90 lb ou qualquer outra resistência. Isto pode ser devido à qualidade das fibras, quantidade de fios (isto é, 4, 8, 12 e 16 fios) e ao processo de fiação ou trança desses fios.

Para tornar mais fácil para o consumidor, a maioria das marcas (por exemplo, Daiwa com J-Braid) comercializa suas linhas com uma tensão de ruptura que é 10 vezes maior que a classificação de PE ou seja, 10 X PE 5 = 50 lb. Embora, na maioria dos casos, essas linhas quebrem bem acima da tensão de ruptura anunciada.

Carretel com linha


À medida que os pescadores se tornam mais instruídos sobre a classificação do PE e se aventuram em linhas de 8 ou mais fios, marcas como Shimano, anunciam uma tensão de ruptura mais realista em relação à classificação do PE (ou seja, a trança PE 5 tem uma tensão de ruptura anunciada de 84 lb) para diferenciar seu produto.





Você poderá encontrar todas as linhas multifilamento em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário