A carretilha de pesca é um instrumento afinado.
Quando utilizado de maneira certa, pode nos tornar bons pescadores, levando os peixes
a atacar nossas iscas com mais intensidade.
As carretilhas são montadas na parte superior da
vara de pesca que deve ser apropriada para o uso de carretilhas.
Perfil das carretilhas
O perfil das carretilhas é amplamente
determinado pela sua técnica de pesca, capacidade de linha desejada e estilo de
manuseio.
São dois os perfis usados, o perfil alto ou
redondo e o perfil baixo ou simplesmente chamado de carretilha.
Carretilhas de perfil baixo
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Shimano Curado 201K DC |
As carretilhas de perfil baixo são populares
devido à sua utilização mais manuseável, aumentando o nível de conforto para os
pescadores que seguram a carretilha, bem como a vara, enquanto estão recolhendo
a linha ou trabalhando a isca. São de aplicação bastante geral e para várias
modalidades de pesca, principalmente as que exigem arremessos constantes e
precisos.
Carretilhas de perfil alto
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SHimano Cardiff 301A |
Só porque as carretilhas de perfil baixo
podem ser mais manuseáveis não significa que a as carretilhas de perfil alto
sejam mais fracas. Em vez de segurar pela lateral da carretilha, como em uma carretilha
de perfil baixo, elas são seguradas por trás. Qual o benefício? O torque.
Embora mais alta, sua forma acomoda relações de enrolamento menores na faixa de
4.0:1 a 6.0:1, perfeitas para iscas mais pesadas ou iscas grandes e peixes
pesados. Carretilhas de perfil alto geralmente carregam mais linha, tornando-as
perfeitas para peixes grandes de mar ou água doce, corrico e pesca nas
profundezas.
As carretilhas de perfil alto permitem vários
arremessos diferentes. São mais simples de se usar e é um prazer usá-las se
você selecionar o modelo certo para a técnica que está praticando. Considere
comprar uma se estiver usando iscas como jigs, para um efeito melhor da isca. Alguns
utilizam para pesca de Piaparas em rodada. Também muito utilizadas para corrico
e pesca pesada em maiores profundidades se você estiver buscando grandes
espécies de peixes que exijam muita potência de arranque e maior capacidade de
linha.
Carretilhas de Fly
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Carretilha de Fly |
Existe ainda um terceiro perfil de carretilha especificamente desenhada para a modalidade de pesca com Fly (mosca). Muito utilizada para a pesca de Trutas e Salmões e também funciona muito bem para a pesca de Tilápias, Traíras e Tucunarés. Todo o equipamento deve ser também apropriado para pesca com Fly, desde a carretilha, a vara, a linha e a isca.
Carretilhas elétricas
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Carretilha elétrica |
Não poderíamos deixar de mencionar a categoria muito especial de carretilhas elétricas. São essencialmente utilizadas na pesca oceânica de grandes profundidades e peixes grandes. São equipamentos sofisticados que permitem o controle do lançamento da linha, o trabalho diferenciado das iscas e o recolhimento, tudo assistido eletronicamente por meio de motores elétricos e processadores digitais. Permitem também a utilização manual, principalmente para o recolhimento. Exigem o uso de baterias e cabos de conexão.
Capacidade de linha das carretilhas
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Carretilha com linha |
Para a maioria das espécies de água doce, a
capacidade da linha não é um problema, com exceção de grandes peixes
predadores, como Pintados e Pirararas, ou para estilos de pesca como corrico.
Nessas situações, você terá a tranquilidade adicional, sabendo que tem muita
linha quando um peixe começa uma corrida. A capacidade da linha está
diretamente relacionada ao carretel de uma carretilha e, embora um eixo pequeno
aumente a capacidade de um carretel, os carretéis com mais capacidade são
modelos redondos de perfil alto. As carretilhas de perfil baixo, pela natureza
de seu design, têm carretéis menores e, portanto, menos capacidade de linha.
Para a maioria das aplicações de pesca, a capacidade de linha de carretilhas de
perfil baixo não é um problema e isso não deve ser uma preocupação séria para
robalos, anchovas ou peixes de tamanho semelhante em situações de fisgada.
Dimensionamento das carretilhas
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Carretel de carretilha |
Você pode encontrar carretilhas com
capacidades 10, 100 ou 1000, mas a referência de tamanho é a mesma.
As carretilhas de forma geral usam o
intervalo de capacidade de '100'.
Os carretéis mais comuns encontrados nas
carretilhas de perfil baixo são os de 100, 150, 200, 250, 300 e 400, havendo
menores também de 50 e 70.
A capacidade de linha de cada um varia em
função da espessura da linha a ser utilizada. Linhas de multifilamento tem
espessura menor e resistência que pode chegar até a 4 vezes mais do que uma
linha de multifilamento.
Como exemplo podemos observar a capacidade de
uma carreitlha Shimano Curado K 200:
Capacidade de linha mono:
8Lb-180m - 10Lb-155m - 14Lb-110m
Capacidade de linha multifilamento:
30Lb-190m - 50Lb-120m - 65Lb-80m
Atualmente as carretilhas de perfil alto ou
redondo também são encontradas com capacidades entre 100 e 400 como nas de
perfil baixo. O que diferencia os dois tipos é a tração maior encontrada nas de
perfil alto.
As maiores de perfil alto são comumente encontradas
com capacidades entre 500 e 800 e alguns modelos de pesca mais pesada são
encontrados com medidas de 20, 30 e 50, não que tenham menos capacidade, ao
contrário tem bem mais. Por exemplo uma carretilha Shimano TLD 30 tem uma capacidade
545 m de linha 0,45 mm.
Como se pode perceber não existe um padrão
muito rígido para as denominações de capacidade de linha tanto das carretilhas
de perfil baixo como para as de perfil alto. O segredo é estar atento às
especificações de cada carretilha quando for comprar o equipamento mais
adequado à sua modalidade de pesca.
Relação de recolhimento das carretilhas
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Relação de recolhimento rápido |
A proporção das engrenagens pode ser um
problema, dependendo também das espécies de peixe, mas é mais uma questão técnica
e de seu estilo de pesca. Em resumo, o carretel de uma carretilha com uma
proporção de 6.3:1 girará em torno de 6,3 vezes para cada volta completa da manivela
da carretilha.
Índices de recolhimento:
· Lento – 5.9:1 e inferior
· Moderado – 6.0:1 a 7.2:1
· Rápido - 7.3:1 e acima
Algumas carretilhas de perfil alto maiores possuem duas velocidades de recolhimento que podem ser selecionadas de acordo com a necessidade.
Arrasto nas carretilhas
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Estrela de regulagem do arrasto e botão do
ajuste fino do carretel |
O arrasto (ou Drag) faz muitas coisas para
você enquanto pesca. Ele controla os peixes no final do seu recolhimento. Ele
também gerencia suas linhas, o ponto de estiramento e de ruptura e a pressão no
carretel. Nas carretilhas, é ajustado através de um disco em forma de estrela
no mesmo ponto de fixação que a manivela. Também é muito conhecido como
embreagem. A construção dos discos de freio também varia. Quando um peixe está
puxando a linha, esses discos aquecem e expandem com base na velocidade e
pressão. Manter uma pressão constante e consistente é a chave para impedir que
sua linha se quebre e coloque esse peixe em suas mãos. Carbono ou grafite e
cerâmica são comuns devido às suas propriedades de dissipação e expansão de
calor.
Freios de arremesso nas carretilhas
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Botão ajuste fino do carretel junto ao corpo |
Ou ajuste fino do carretel é importante, e
muitas vezes esquecido. Frear seu carretel é como você o ajusta ao arremesso
que está fazendo. Para ajustar, basta recolher sua isca para a ponta da vara e
afrouxar o ajuste até que a isca desça lentamente até a água ou o chão, esse é
o ponto ideal para evitar cabeleiras. Este ajuste é feito por um botão
encontrado no mesmo lado e por baixo do enrolamento da manivela e controla
principalmente o movimento inicial do arremesso.
Outro ajuste importante é o freio do carretel,
não confundir com o arrasto ou drag. Encontra-se do lado oposto ao lado da
manivela e controla o desenrolamento do carretel, no momento que este está
desacelerando. Os tipos mais comuns deste freio são:
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Pinos de ajuste freio centrífugo |
· Centrífugo - Utiliza força centrífuga e
pinos configuráveis que se ativam com as velocidades de rotação mais altas do carretel.
Normalmente são 4 ou 6 pinos. Quanto mais pinos ativados maior a frenagem.
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Freio magnético |
· Magnético - Usa ímãs para controlar todo o conjunto.
A resistência é constante, independentemente da rotação do carretel e sua
intensidade pode ser regulada,
. Misto ou híbrido – utiliza a combinação do
centrífugo com o magnético.
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Carretilha Curado DC |
. Digital – freio com controle eletrônico automático
que mede a variação de velocidade do carretel e ajusta o freio automaticamente.
Possui um microprocessador que é alimentado por um minúsculo gerador de energia
movido pelo movimento de rotação do carretel. Não necessita de baterias.
Elimina praticamente as indesejáveis cabeleiras. Veja no video o funcionamento do freio DC: https://www.youtube.com/watch?v=5LRklC6s3Tc
Rolamentos nas carretilhas
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Rolamentos de carretilha |
Geralmente, quanto mais suave o carretel,
maior a quantidade de rolamentos e mais caro o equipamento. Eles podem ser de
aço ou cerâmicos. Todas as carretilhas tem um e algumas vezes dois rolamentos
de roletes anti-reversos instantâneos que impedem que o carretel gire para trás
enquanto estiver engatado. Isso garante fisgadas precisas quando um peixe
atinge sua isca.
Quadro ou estrutura das carretilhas
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Estrutura da carretilha |
Esta é a base da carretilha. Usinados ou
fundidos, geralmente são construídos em grafite, alumínio ou um tipo de liga de
alumínio para equilíbrio entre peso e resistência. As carretilhas de maior
qualidade serão usinadas em uma única peça para maior rigidez, enquanto as carretilhas
mais baratas são construídas usando grafite. As tampas da estrutura podem ser de
grafite, alumínio, carbono ou qualquer combinação desses materiais.
Manivelas das carretilhas
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Manivela de maior tração |
A
maioria dos modelos de carretilhas tem versões com manivela do lado esquerdo e
do lado direito. Alguns modelos de carretilhas mais pesadas, só tem manivela do
lado direito. Ainda, conforme a empunhadura, a maioria das carretilhas tem manivela
com duas manoplas e outras com uma só manopla e as vezes com contrapeso no lado
oposto ao da manopla única.
Os principais materiais são:
· Fibra de carbono / grafite - Ultraleve,
rígida e forte. Tudo o que você deseja ao final de um longo dia de pesca.
· Alumínio / liga - A construção varia muito.
Materiais de manoplas nas carretilhas
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Manopla emborrachada |
· Cortiça - Não é comum, mas é bastante leve
e fácil de segurar no tempo chuvoso.
· Borracha de toque suave - Geralmente
revestida sobre plástico para aderência em tempo chuvoso.
· EVA - Os mais comuns, podem ser encontrados
em praticamente qualquer formato e são fáceis de segurar e acionar o dia todo.
· Grip - Consiste em uma fita
adesiva, geralmente em torno de EVA ou cortiça, para um toque suave e aderência
extrema.
Excelente matéria, parabéns
ResponderExcluirMuito bom aprendi muita coisa que eu não sabia sobre as carretilhas valeu
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ResponderExcluirMatéria de muita ajuda para todos os pescadores foi a melhor que encontrei para me orientar.
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