sábado, 8 de fevereiro de 2020

Carretilha de perfil alto ou perfil baixo?


A carretilha de pesca é um instrumento afinado. Quando utilizado de maneira certa, pode nos tornar bons pescadores, levando os peixes a atacar nossas iscas com mais intensidade.

As carretilhas são montadas na parte superior da vara de pesca que deve ser apropriada para o uso de carretilhas.

Perfil das carretilhas


O perfil das carretilhas é amplamente determinado pela sua técnica de pesca, capacidade de linha desejada e estilo de manuseio.
São dois os perfis usados, o perfil alto ou redondo e o perfil baixo ou simplesmente chamado de carretilha. 

Carretilhas de perfil baixo


Shimano Curado 201K DC
As carretilhas de perfil baixo são populares devido à sua utilização mais manuseável, aumentando o nível de conforto para os pescadores que seguram a carretilha, bem como a vara, enquanto estão recolhendo a linha ou trabalhando a isca. São de aplicação bastante geral e para várias modalidades de pesca, principalmente as que exigem arremessos constantes e precisos.

Carretilhas de perfil alto


SHimano Cardiff 301A
Só porque as carretilhas de perfil baixo podem ser mais manuseáveis não significa que a as carretilhas de perfil alto sejam mais fracas. Em vez de segurar pela lateral da carretilha, como em uma carretilha de perfil baixo, elas são seguradas por trás. Qual o benefício? O torque. Embora mais alta, sua forma acomoda relações de enrolamento menores na faixa de 4.0:1 a 6.0:1, perfeitas para iscas mais pesadas ou iscas grandes e peixes pesados. Carretilhas de perfil alto geralmente carregam mais linha, tornando-as perfeitas para peixes grandes de mar ou água doce, corrico e pesca nas profundezas.

As carretilhas de perfil alto permitem vários arremessos diferentes. São mais simples de se usar e é um prazer usá-las se você selecionar o modelo certo para a técnica que está praticando. Considere comprar uma se estiver usando iscas como jigs, para um efeito melhor da isca. Alguns utilizam para pesca de Piaparas em rodada. Também muito utilizadas para corrico e pesca pesada em maiores profundidades se você estiver buscando grandes espécies de peixes que exijam muita potência de arranque e maior capacidade de linha.


Carretilhas de Fly

Carretilha de Fly
Existe ainda um terceiro perfil de carretilha especificamente desenhada para a modalidade de pesca com Fly (mosca). Muito utilizada para a pesca de Trutas e Salmões e também funciona muito bem para a pesca de Tilápias, Traíras e Tucunarés. Todo o equipamento deve ser também apropriado para pesca com Fly, desde a carretilha, a vara, a linha e a isca.


Carretilhas elétricas

Carretilha elétrica
Não poderíamos deixar de mencionar a categoria muito especial de carretilhas elétricas. São essencialmente utilizadas na pesca oceânica de grandes profundidades e peixes grandes. São equipamentos sofisticados que permitem o controle do lançamento da linha, o trabalho diferenciado das iscas e o recolhimento, tudo assistido eletronicamente por meio de motores elétricos e processadores digitais. Permitem também a utilização manual, principalmente para o recolhimento. Exigem o uso de baterias e cabos de conexão.

Capacidade de linha das carretilhas


Carretilha com linha
Para a maioria das espécies de água doce, a capacidade da linha não é um problema, com exceção de grandes peixes predadores, como Pintados e Pirararas, ou para estilos de pesca como corrico. Nessas situações, você terá a tranquilidade adicional, sabendo que tem muita linha quando um peixe começa uma corrida. A capacidade da linha está diretamente relacionada ao carretel de uma carretilha e, embora um eixo pequeno aumente a capacidade de um carretel, os carretéis com mais capacidade são modelos redondos de perfil alto. As carretilhas de perfil baixo, pela natureza de seu design, têm carretéis menores e, portanto, menos capacidade de linha. Para a maioria das aplicações de pesca, a capacidade de linha de carretilhas de perfil baixo não é um problema e isso não deve ser uma preocupação séria para robalos, anchovas ou peixes de tamanho semelhante em situações de fisgada.

Dimensionamento das carretilhas


Carretel de carretilha
Você pode encontrar carretilhas com capacidades 10, 100 ou 1000, mas a referência de tamanho é a mesma.
As carretilhas de forma geral usam o intervalo de capacidade de '100'.  
Os carretéis mais comuns encontrados nas carretilhas de perfil baixo são os de 100, 150, 200, 250, 300 e 400, havendo menores também de 50 e 70.
A capacidade de linha de cada um varia em função da espessura da linha a ser utilizada. Linhas de multifilamento tem espessura menor e resistência que pode chegar até a 4 vezes mais do que uma linha de multifilamento.
Como exemplo podemos observar a capacidade de uma carreitlha Shimano Curado K 200:
Capacidade de linha mono: 8Lb-180m - 10Lb-155m - 14Lb-110m
Capacidade de linha multifilamento: 30Lb-190m - 50Lb-120m - 65Lb-80m

Atualmente as carretilhas de perfil alto ou redondo também são encontradas com capacidades entre 100 e 400 como nas de perfil baixo. O que diferencia os dois tipos é a tração maior encontrada nas de perfil alto.
As maiores de perfil alto são comumente encontradas com capacidades entre 500 e 800 e alguns modelos de pesca mais pesada são encontrados com medidas de 20, 30 e 50, não que tenham menos capacidade, ao contrário tem bem mais. Por exemplo uma carretilha Shimano TLD 30 tem uma capacidade 545 m de linha 0,45 mm.

Como se pode perceber não existe um padrão muito rígido para as denominações de capacidade de linha tanto das carretilhas de perfil baixo como para as de perfil alto. O segredo é estar atento às especificações de cada carretilha quando for comprar o equipamento mais adequado à sua modalidade de pesca.

Relação de recolhimento das carretilhas


Relação de recolhimento rápido
A proporção das engrenagens pode ser um problema, dependendo também das espécies de peixe, mas é mais uma questão técnica e de seu estilo de pesca. Em resumo, o carretel de uma carretilha com uma proporção de 6.3:1 girará em torno de 6,3 vezes para cada volta completa da manivela da carretilha.  


Índices de recolhimento:
· Lento – 5.9:1 e inferior
· Moderado – 6.0:1 a 7.2:1
· Rápido - 7.3:1 e acima
Algumas carretilhas de perfil alto maiores possuem duas velocidades de recolhimento que podem ser selecionadas de acordo com a necessidade.

Arrasto nas carretilhas


Estrela de regulagem do arrasto e botão do
 ajuste fino do carretel 
O arrasto (ou Drag) faz muitas coisas para você enquanto pesca. Ele controla os peixes no final do seu recolhimento. Ele também gerencia suas linhas, o ponto de estiramento e de ruptura e a pressão no carretel. Nas carretilhas, é ajustado através de um disco em forma de estrela no mesmo ponto de fixação que a manivela. Também é muito conhecido como embreagem. A construção dos discos de freio também varia. Quando um peixe está puxando a linha, esses discos aquecem e expandem com base na velocidade e pressão. Manter uma pressão constante e consistente é a chave para impedir que sua linha se quebre e coloque esse peixe em suas mãos. Carbono ou grafite e cerâmica são comuns devido às suas propriedades de dissipação e expansão de calor.  

Freios de arremesso nas carretilhas


Botão ajuste fino do carretel junto ao corpo
Ou ajuste fino do carretel é importante, e muitas vezes esquecido. Frear seu carretel é como você o ajusta ao arremesso que está fazendo. Para ajustar, basta recolher sua isca para a ponta da vara e afrouxar o ajuste até que a isca desça lentamente até a água ou o chão, esse é o ponto ideal para evitar cabeleiras. Este ajuste é feito por um botão encontrado no mesmo lado e por baixo do enrolamento da manivela e controla principalmente o movimento inicial do arremesso.

Outro ajuste importante é o freio do carretel, não confundir com o arrasto ou drag. Encontra-se do lado oposto ao lado da manivela e controla o desenrolamento do carretel, no momento que este está desacelerando. Os tipos mais comuns deste freio são:
Pinos de ajuste freio centrífugo
· Centrífugo - Utiliza força centrífuga e pinos configuráveis que se ativam com as velocidades de rotação mais altas do carretel. Normalmente são 4 ou 6 pinos. Quanto mais pinos ativados maior a frenagem.



Freio magnético
· Magnético - Usa ímãs para controlar todo o conjunto. A resistência é constante, independentemente da rotação do carretel e sua intensidade pode ser regulada,


. Misto ou híbrido – utiliza a combinação do centrífugo com o magnético.

Carretilha Curado DC
. Digital – freio com controle eletrônico automático que mede a variação de velocidade do carretel e ajusta o freio automaticamente. Possui um microprocessador que é alimentado por um minúsculo gerador de energia movido pelo movimento de rotação do carretel. Não necessita de baterias. Elimina praticamente as indesejáveis cabeleiras. Veja no video o funcionamento do freio DC: https://www.youtube.com/watch?v=5LRklC6s3Tc

Rolamentos nas carretilhas


Rolamentos de carretilha
Geralmente, quanto mais suave o carretel, maior a quantidade de rolamentos e mais caro o equipamento. Eles podem ser de aço ou cerâmicos. Todas as carretilhas tem um e algumas vezes dois rolamentos de roletes anti-reversos instantâneos que impedem que o carretel gire para trás enquanto estiver engatado. Isso garante fisgadas precisas quando um peixe atinge sua isca.  

Quadro ou estrutura das carretilhas


Estrutura da carretilha
Esta é a base da carretilha. Usinados ou fundidos, geralmente são construídos em grafite, alumínio ou um tipo de liga de alumínio para equilíbrio entre peso e resistência. As carretilhas de maior qualidade serão usinadas em uma única peça para maior rigidez, enquanto as carretilhas mais baratas são construídas usando grafite. As tampas da estrutura podem ser de grafite, alumínio, carbono ou qualquer combinação desses materiais.

Manivelas das carretilhas


 
Manivela de maior tração
A maioria dos modelos de carretilhas tem versões com manivela do lado esquerdo e do lado direito. Alguns modelos de carretilhas mais pesadas, só tem manivela do lado direito. Ainda, conforme a empunhadura, a maioria das carretilhas tem manivela com duas manoplas e outras com uma só manopla e as vezes com contrapeso no lado oposto ao da manopla única.
Os principais materiais são:
· Fibra de carbono / grafite - Ultraleve, rígida e forte. Tudo o que você deseja ao final de um longo dia de pesca.
· Alumínio / liga - A construção varia muito.

Materiais de manoplas nas carretilhas


Manopla emborrachada
· Cortiça - Não é comum, mas é bastante leve e fácil de segurar no tempo chuvoso.
· Borracha de toque suave - Geralmente revestida sobre plástico para aderência em tempo chuvoso.
· EVA - Os mais comuns, podem ser encontrados em praticamente qualquer formato e são fáceis de segurar e acionar o dia todo.
· Grip - Consiste em uma fita adesiva, geralmente em torno de EVA ou cortiça, para um toque suave e aderência extrema.



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4 comentários:

  1. Muito bom aprendi muita coisa que eu não sabia sobre as carretilhas valeu

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